Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Luisa, de 3 anos, mostrava para a mamãe, Carla, qual ovo de chocolate quer ganhar na Páscoa
A 20 dias da Páscoa, os supermercados de Santa Maria já investem em decorações e nas tradicionais parreiras com ovos de chocolates para chamar a atenção dos clientes. Principalmente das crianças. Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a expectativa do crescimento nas vendas é de 5,2% em relação à mesma data comemorativa do ano passado. Já para os preços, a estimativa que sejam 2,7% superiores a 2018.
A assessoria de comunicação do Atacadão diz que, no ano passado, percebeu aumento de venda de itens para a confecção de ovos de Páscoa caseiros ao invés do produto já pronto. Barras de chocolates de um quilo ou de meio quilo, creme de avelã, leite em pó, leite condensado, chocolate granulado e confeitos estão entre os produtos mais procurados e que o mercado estima que apresentem crescimento de vendas esse ano. De modo geral, a expectativa do Atacadão é crescer cerca de 15% na comercialização desse período em comparação a 2018.
CARRO-CHEFE
Os mercados que atendem no atacarejo não percebem venda de produtos para confecção caseira, mas notam mudança no comportamento do consumidor, que trocou o ovo de Páscoa por outras versões do doce, como caixas de bombom ou barras de chocolate. O presidente da Rede Super, Ibanês Bertagnolli, acredita que, no geral, as vendas da época cresçam entre 10% e 12%. Mesmo otimista que os consumidores voltem a comprar ovos de Páscoa, com uma estimava de crescimento de 5% a 8% nestes produtores, em comparação ao ano passado, as fichas de Bertagnolli estão em outros itens:
- Para este ano, acreditamos que a caixa de bombom e as barras de chocolates de 100 gramas deverão ser as mais vendidas. As pessoas estão, aos poucos, voltando a comprar ovos de chocolate, mas acho que ainda não será como era cinco ou dez anos atrás - avalia Bertagnolli.
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O setor de marketing dos Supermercados Peruzzo também vota nos bombons e barras de chocolate como carro-chefe das vendas, e citam balas e pirulitos como complementos das vendas. Segundo a equipe, estes doces são usados para aumentar o volume nas cestas de Páscoa, além de agradarem aos pequenos. No setor de doces e chocolates, os mercados da rede estimam crescimento de 10% nas vendas.
A Rede Vivo também investe na oferta de variados doces, com foco na caixa de bombom e na barra de chocolate, e outros produtos da época, como pescados, azeites vinhos e outros, de acordo com o setor de marketing. No geral, a rede de mercados acredita que as vendas aumentem de 1% a 2%.
A rede Walmart, que representa os Hipermercados Big, Nacional e Maxxi Atacado, responderam, por e-mail, ao Diário de que ainda não tinham as metas de vendas da Páscoa para divulgação. A Rede Beltrame optou por não responder os questionamentos da reportagem, enviados por e-mail. Carrefour e Stock Center, que também solicitaram as perguntas por e-mail, não responderam ao jornal.
CLIENTES ESPERAM PARA COMPRAR MAIS PERTO DA DATA
No mercado Rede Super Santa Marta para compras do dia-a-dia, ontem, a cabeleireira Carla Amaral de Oliveira, 37 anos, diz que nem tinha olhado os preços dos ovos de Páscoa e dos chocolates. Acompanhada da filha Luisa Oliveira Machado, 3 anos, Carla conta que, pela tradição, pretende dar um ovo de chocolate para a menina, mas vai esperar para comprar mais perto do dia 21 de abril.
- Ela nem é muito de doce, até prefere os mais fortes. Se eu dou uma barra de chocolate ao leite, ela não come muito. Agora se for chocolate meio amargo, ela adora. Então, vou ver um ovo pequeno, só pelo costume - diz a mãe.
Do outro lado da cidade, no Supermercado Peruzzo do Centro Comercial, o casal Fabiano Ramos de Oliveira, 39, e Juliana Balconi, 35, aproveitaram para dar uma olhada nos preços. Eles também estavam junto com a filha, Cecília Balconi de Oliveira, de 2 aninhos, mas a menina é intolerante à proteína do leite.
A pequena Cecília é intolerante à proteína do leite, mas ajudava a mãe Juliana a escolher os presentes de Páscoa para familiares
A mãe conta que a pequena nem pede para comer chocolate, mas o casal conta que costuma comprar os tradicionais doces de Páscoa para afilhados e familiares. Depois de conferir os valores, ontem, Juliana diz que deve apostar em caixas de bombons para os presentes.
A dona de casa Marcia Valcarenghi, 41, também aproveitava para verificar os preços e ter uma ideia de quanto deve gastar para fazer cestinhas para os afilhados e os pais.
- Gosto de dar alguma coisa para meu pai e minha mãe, para não passar em branco. Então são dois presentes certo. E tenho oito afilhados. Mas acho que o presente vai ter que ser uma cestinha de doces ou algo assim, porque os valores dos ovos estão salgados. Quem sabe mais perto da data tenha promoção, vou esperar - conta Marcia.